O Porto de Leixões é o segundo maior porto artificial de Portugal, (depois do Porto de Sines) construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado e melhorado até aos nossos dias. Situa-se 4 km a norte da foz do rio Douro, no concelho de Matosinhos, perto da cidade do Porto.
O Porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País.
Também conhecida pela igreja do Bom Jesus de Matosinhos, foi construída no séc. XVIII. O interior abriga magníficos trabalhados. No altar-mor pode admirar uma talha de Cristo muito antiga, objecto de uma importante romaria anual.
Além da construção de alguns anexos adossados à capela-mor (em 1867) e da colocação de novos sinos, carrilhão e relógio nas torres sineiras, dever-se-á registar, já no século XX, a electrificação do imóvel.
A singularidade do edifício que abriga o restaurante continua a ser um paradigma de inserção arquitetônica numa paisagem excepcional.
Resultado do gênio arquitetônico de Siza Vieira, a propriedade é uma das obras mais emblemáticas do renomado arquiteto. Nascido de rochas, e de mãos dadas com o mar, designado como Monumento Nacional e integrado no Itinerário Internacional de Arquitetura.
telefone
whatsapp
mensagem
mapa
início
qrcode